Oficinas de Expressão Plástica I –
Módulo 17 - 6ª Semana (14/02/2011 – 18/03/2011)
Primeira possibilidade do posicionamento da cara da Boneca.
Segunda e última possibilidade do posicionamento
da cara da Boneca.
Módulo 17 - 6ª Semana (14/02/2011 – 18/03/2011)
Nomeadamente, os aspectos que estive a fazer foram as seguintes;
---» Colar em toda à volta do tronco e dos braços as flores que mencionei anteriormente;
---» As mãos (foram executadas com o auxilio de uma luva branca, para que a mesma ficasse com volume fui enchendo aos poucos e poucos a luva com espuma, mas para que fosse mais fácil fazer este procedimento tive que recorrer a ajuda de um lápis);
---» As caras do meu boneco, ou seja, o boneco que executei têm duas caras, tendo a possibilidade de dois posicionamentos do boneco. Optei por desenhar a cara do mesmo em cartolina e fazer o cabelo com linhas de croché (as linhas que escolhi tinhas várias cores, as tonalidades que estas mesmas tinham eram em tons de verde, azuis, laranja e amarelo).
Agora vou mencionar os materiais que utilizei e precisei para à construção do Paper Toys, foram os seguintes:
---» Cartão grosso;
---» Papel de cenário;
---» Planificação de cada elemento do boneco;
---» Pincéis;
---» Paleta;
---» Tintas
---» X-acto;
---» Tesoura;
---» Cola;
---» Fita-cola isoladora;
---» Linhas de croché;
---» Flores;
---» Lápis;
---» Luvas;
---» Régua;
---» Esquadro.
Comecei a pensar e a estipular os seguintes aspectos:
ü Destinatários;
ü Local de implementação;
ü Actividade;
ü Finalidades;
ü Materiais;
ü Objectivos.
Neste módulo 17, intitulado por Oficinas de Expressão Plástica, foi-nos proposto elaborar um boneco com técnica de Paper Toys, sendo que neste poderíamos seguir o tema do Teatro dos Devisa, nomeadamente os vilões ou não.
Nomeadamente eu não escolhi o tema supra citado, mas sim escolhi um tema-base para o meu trabalho, assim este mesmo recaiu para o tema sobre o Meio Ambiente, porque há diversas questões, surpresas e maravilhas, que este lindo espaço nos esconde, sendo que inúmeras destas mesmas estão associadas ao ar puro e também às boas energias que nos fornece de varias formas.
Contudo, eu baptizei a minha boneca com um nome, independentemente de ter escolhido um tema-base para a decoração da boneca, sendo quem o nome que intitulei a mesma foi de Acenob, a razão pela qual escolhi este nome é porque é da origem da palavra boneca, apenas está escrita do fim para o inicio.
Assim, a actividade que apresento é a seguinte:
Actividade
Proponho realizar a minha actividade com crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos, grupo misto.
Local: Grande Colégio da Póvoa de Varzim
A minha população será dividida em grupos e estes serão constituídos com poucos elementos (no máximo cinco).
A actividade consiste em contar uma história diferente a cada grupo e todas estas histórias se regem sobre um tema intitulado por Meio Ambiente.
As quatro histórias estão intituladas por “A Assembleia da Bicharada”, “Era uma vez”. “A garoupa dos Bijagós” e “Pauzinhos ao Sol”. Retirado do livro “100 Histórias para contar e sonhar”, escrito pelo autor Júlio Isidro.
Utilizando bonecos em branco (modelos dos Paper Toys), que irão ser as personagens intervenientes da história supra citada.
Concluída a leitura das histórias irei explicar que cada grupo terá que construir a personagem que lhe cativou mais com o auxílio dos bonecos em branco (modelos de Paper Toys). A cada criança de cada grupo será dado um boneco em branco, para ornamentar livremente a personagem que escolher das histórias que ouviram anteriormente.
Assim, as personagens que estiverem na sua história vão estar na origem do modo de ornamentar os bonecos.
Para a decoração do boneco podem recorrer a várias técnicas: pintura com lápis de cor e/ou marcadores, guaches, recortes de revistas e/ou jornais, bolinhas de papel crepe, ou outras. Esta decoração pode ser feita ao gosto de cada criança.
Cada grupo construirá 5 bonecos, que poderá decorar livremente.
Assim, os passos da actividade contemplam-se em:
Primeiro Passo – Dividir os adolescentes em quatro grupos com cinco elementos;
Segundo Passo – Fazer um pequeno sorteio, para que juntamente com as crianças se possa chegar a uma decisão justa, relativamente à parte da divisão dos grupos e a divisão das historias por cada grupo (opta-se por fazer este sorteio para que assim não haja conflitos nem discussões).
Terceiro Passo - Cada grupo irá estipular a personagem que lhe cativou e que chamou mais atenção da história que ouviu anteriormente. Caso haja desavença, faz-se a decisão por sorteio.
Quarto Passo – Cada grupo terá de fazer pelo menos cinco Paper Toys perante as personagens intervenientes da história que ouviram e para isso irão ter o auxílio da Animadora Sociocultural.
Quinto Passo – Finalizados os bonecos, forma-se uma roda, para que assim todos os elementos divulguem as suas ideias e opiniões acerca do boneco que construíram em grupo. Assim podem divulgar e partilhar com os seus colegas a escolha da personagem que caracterizaram no boneco em branco.
Sexto Passo – Finalizada a construção de todos os bonecos e finalizado o pequeno debate de ideias, cada criança irá construir um boneco em Paper Toys, mas este não rege qualquer tema, estes bonecos serão uma recordação para a minha população, para mais tarde lembram-se das actividades e técnicas novas que aprenderam.
Em suma, os bonecos que realizaram perante as escolhas das personagens intervenientes das histórias, realizar-se posteriormente uma exposição, transmitindo as outras crianças novas experiências e novas técnicas que aprendem.
Materiais para a actividade
---» Boneco em branco;
---» Lápis de Cor;
---» Marcadores;
---» Revistas usadas;
---» Jornais usados;
---» Guaches;
---» Pincéis:
---» Paletas;
---» Cola;
---» Tesoura.
Finalidades do Projecto
ü Consciencialização do hábito da leitura no seu quotidiano;
ü Promover o gosto pela criação.
Objectivos do Projecto
ü Incentivar o respeito pelo outro;
ü Incentivar o trabalho em grupo, a partilha e troca de ideias;
ü Incentivar a realização de trabalhos manuais;
ü Desenvolver a capacidade de concentração/atenção;
ü Incutir o gosto pela Expressão Plástica.
Penso que com esta actividade se torna possível desenvolver os objectivos estipulados anteriormente. Com esta actividade que propôs posso analisar a satisfação da minha população, pela riqueza do produto que conceberam, ou seja, é pela decoração que conseguimos ver a satisfação quer do grupo, quer das crianças, também conseguimos chegar a este consenso pela adesão do grupo.
Para o Animador Sociocultural conseguir ver as opiniões e a satisfação do grupo pode optar por formar uma roda e assim reunir todos os grupos num só, para lhes fazer perguntas acerca do que gostaram e do que não gostaram e também darem ideias do que acham que tínhamos que corrigir para ser mais interessantes e apelativas, fazendo com que aperfeiçoemos às actividades em si.
Esta semana foi dedicada para às apresentações em contexto de sala de aula.
Reflexão Critica
Com a execução deste módulo enriqueci os meus conhecimentos, utilizando uma nova técnica de expressão plástica, nomeadamente a técnica do Paper Toys que poderá ser útil no futuro profissional e não só.
Estes módulos que são relacionados com trabalhos manuais cativam-me muito, no modo em que eu admiro fazer todo tipo de trabalhos manuais, sendo que com a execução destes mesmo posso desfrutar e usufruir dos meus méritos que tenho escondidos, mas com a prática e com a execução destes trabalhos vou descobrindo sempre uma coisa nova aptidão minha.
A única coisa que não se deve fazer é deixar a nossa imaginação e criatividade parar, nem muito menos cruzar os braços ou quando parece-nos uma dificuldade desistirmos, porque pela nossa vida fora iremos ter muitos desafios e dificuldades para os conquistar e contornar.
Pretendo como futura Animadora Sociocultural, educar e mudar as mentalidades e alcançar novos horizontes com a minha população, enquanto pessoas e cidadãos activos e informados.
Sendo que, a expressão plástica é uma estratégia, que uma futura Animador Sociocultural, deve escolher para realizar trabalhos com a sua população, com o intuito de diminuir as tensões e as inibições do grupo em si, para facilitar a comunicação, bem como estimular a actividade e melhorar o espírito de equipa. Pretendendo promover o equilíbrio emocional, desenvolver e promover iniciativas orientadas pelas pessoas e para as pessoas, tentando que estas participem colectivamente na procura de trocas e transformações ocorrentes no projecto em si.
Além disso foi uma experiência bastante gratificante e enriquecedora para mim, porque aprendi uma nova técnica para criar um boneco mais apelativo e chamativo para as crianças, fazendo com que o seu interesse pelos trabalhos manuais relacionados com a expressão plástica e entre outras técnicas, sejam mais marcantes na vida da minha população.
Em suma, com a realização destas actividades, pretendo promover a iniciativa, a organização, a reflexão crítica, a participação e a acção autónoma de grupos.
Concluindo o módulo, o balanço que faço perante mesmo é que foi muito positivo e benéfico para mim, a minha nota rondará por volta dos 13 valores.
Agora deixo aqui algumas imagens para poderem ver o produto final que resultou do meu empenho e interesse, sendo que as fotos tem uma pequena legenda.
Agora deixo aqui algumas imagens para poderem ver o produto final que resultou do meu empenho e interesse, sendo que as fotos tem uma pequena legenda.
Primeira possibilidade do posicionamento da cara da Boneca.
Base para sobrepor a segunda e última possibilidade do posicionamento
da cara da Boneca.
Segunda e última possibilidade do posicionamento
da cara da Boneca.
Método para à identificação da autora da criação da Boneca Acenob.
Sem comentários:
Enviar um comentário