Meios e Técnicas de Expressão Plástica –
Módulo 16 - 4ª Semana (24/01/2011 – 28/01/2011)
Nesta última semana, estive a dar os últimos retoques na capa e nas páginas do meu livro.
Agora vou mencionar os materiais que utilizei e precisei para a construção do meu Pop Up Book, que foram os seguintes:
· Cartolinas verdes e azul;
· Folhas de várias cores (laranjas, azuis, verdes, castanhas);
· Marcadores;
· Lápis de Cor;
· Marcadores;
· Tesoura;
· Cola;
· Fita-cola;
· Moldes do site de Robert Sa Buda.
Comecei a pensar e a estipular os seguintes aspectos:
· Destinatários;
· Local de implementação;
· Actividade;
· Objectivos.
Neste módulo 16, intitulado por Meios e Técnicas de Expressão Plástica, foi-nos proposto elaborar um livro com técnica de Pop Up Book, sendo que neste poderíamos escolher uma história ou não. Nomeadamente eu não escolhi nenhuma história em concreto, mas sim escolhi um tema-base para o meu trabalho, assim este mesmo recaiu para o tema sobre o Meio Ambiente, porque há diversas questões, surpresas e maravilhas, que este lindo espaço nos esconde, sendo que inúmeras destas mesmas estão associadas ao ar puro e também às boas energias.
Actividade
Penso que a minha actividade se torna possível realizar com crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos, mistos.
Local: Grande Colégio da Póvoa de Varzim.
Actividade que proponho consiste em formar pequenos grupos para executarem as páginas e capa do livro, e assim cada criança cria um elemento para a construção do cenário quer das páginas quer da capa.
Primeiro Passo – Dividir as crianças em quatro grupos com cinco elementos:
Segundo Passo – Fazer um pequeno sorteio, para que conjuntamente com as crianças se possa chegar a uma decisão justa, relativamente à parte que cada grupo irá construir (opta-se por fazer este sorteio para que assim não haja conflitos nem discussões).
Terceiro Passo - Cada grupo irá estipular o que cada elemento irá construir. Caso haja desavença, faz-se a decisão por sorteio.
Quarto Passo – Cada grupo terá de fazer pelo menos um Pop Up Book, para isso irão ter o auxílio da Animadora Sociocultural.
Quinto Passo – Finalizadas quer as páginas quer a capa, forma-se uma roda, para que assim todos os elementos, divulguem as suas ideias e opiniões acerca do texto que se irá colocar em cada página do livro.
Sexto Passo – Finalizada a construção do livro, cada criança irá construir um animal em Pop Up Book (como por exemplo: porco, rena, tubarão, borboleta, entre outros), para posteriormente realizar-se uma exposição, transmitindo a outras crianças a importância que os animais têm para o Ser Humano.
Assim para esta actividade estipulou-se objectivos gerias e específicos, contemplando-se em:
· Objectivos Gerais:
- Aprender técnicas para fazer um livro tridimensional;
- Enriquecer o conhecimento acerca dos animais.
· Objectivos Específicos:
- Distinção entre os animais;
- Incentivar o respeito pelo outro;
- Incentivar a realização de trabalhos manuais;
- Desenvolver a capacidade de concentração/atenção;
- Incentivar o trabalho em grupo, a partilha e troca de ideias;
- Desenvolver a imaginação e a criatividade.
Penso que com esta actividade se torna possível desenvolver os objectivos estipulados anteriormente.
Com a realização desta actividade, acho que consigo transmitir aos meus destinatários a importância e a mais-valia que os animais são para a nossa vida, fazendo com que as crianças valorizem e protejam mais o Meio Ambiente que as rodeia. Terem a iniciativa de quando percepcionarem alguém a colocar lixo para os jardins chamarem atenção e dizerem que o Meio Ambiente é muito importante para o Ser Humano.
Sem comentários:
Enviar um comentário