sábado, 9 de abril de 2011

Oficinas de Expressão Plástica II –
Módulo 18 - 2ª Semana (28/03/2011 – 01/04/2011)
           Depois de pensar e reflectir sobre as opiniões construtivas que o professor fez em relação ao meu projecto e as minhas actividades, tive que pensar numa nova estratégia para a planificação e criacção das minhas actividades.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Oficinas de Expressão Plástica II –
Módulo 18 - 1ª Semana (21/03/2011 – 25/03/2011)

       Um novo módulo começa e uma nova proposta de projecto tenho em mão para ser elaborado, este mesmo é o último módulo que será desenvolvido na disciplina de Área de Expressões, este foi com o objectivo de tratarmos a Prova de Aptidão Profissional.
        A Prova de Aptidão Profissional está divida por dois capítulos, ou seja, o Relatório (parte teoria) e o Projecto (parte práctica) e assim nesta disciplina contaremos com a ajuda do professor para orientar-nos na parte do Projecto.
        Sendo assim, a minha PAP está relacionada com a Educação ambiental interligada com a expressão plásticas, assim o projecto pela qual irá ser desenvolvido e planeado para a mesma será a construção de um Jardim Ecológico, para a execução dos elementos constituintes do mesmo, serão exclusivamente criados através de materiais reutilizáveis.
        Esta semana, expliquei o que pretendia fazer ao professor, e cheguei à conclusão que como estava a planear o projecto e com delineei as minhas actividades não eram pelo caminho mais correcto, sendo que com a conversa e as trocas de ideias e de sugestões que tive com o professor optamos por decorrer a outra estratégia para a execução da minha ideia inicial.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Oficinas de Expressão Plástica I –
Módulo 17 - 6ª Semana (14/02/2011 – 18/03/2011)




Nomeadamente, os aspectos que estive a fazer foram as seguintes;
---» Colar em toda à volta do tronco e dos braços as flores que mencionei anteriormente;
---» As mãos (foram executadas com o auxilio de uma luva branca, para que a mesma ficasse com volume fui enchendo aos poucos e poucos a luva com espuma, mas para que fosse mais fácil fazer este procedimento tive que recorrer a ajuda de um lápis);
---» As caras do meu boneco, ou seja, o boneco que executei têm duas caras, tendo a possibilidade de dois posicionamentos do boneco. Optei por desenhar a cara do mesmo em cartolina e fazer o cabelo com linhas de croché (as linhas que escolhi tinhas várias cores, as tonalidades que estas mesmas tinham eram em tons de verde, azuis, laranja e amarelo). 
Agora vou mencionar os materiais que utilizei e precisei para à construção do Paper Toys, foram os seguintes:
---» Cartão grosso;
---» Papel de cenário;
---» Planificação de cada elemento do boneco;
---» Pincéis;
---» Paleta;
---» Tintas
---» X-acto;
---» Tesoura;
---» Cola;
---» Fita-cola isoladora;
---» Linhas de croché;
---» Flores;
---» Lápis;
---» Luvas;
---» Régua;
---» Esquadro.

                   Comecei a pensar e a estipular os seguintes aspectos:
ü Destinatários;
ü Local de implementação;
ü Actividade;
ü Finalidades;
ü Materiais;
ü Objectivos.

Neste módulo 17, intitulado por Oficinas de Expressão Plástica, foi-nos proposto elaborar um boneco com técnica de Paper Toys, sendo que neste poderíamos seguir o tema do Teatro dos Devisa, nomeadamente os vilões ou não.
Nomeadamente eu não escolhi o tema supra citado, mas sim escolhi um tema-base para o meu trabalho, assim este mesmo recaiu para o tema sobre o Meio Ambiente, porque há diversas questões, surpresas e maravilhas, que este lindo espaço nos esconde, sendo que inúmeras destas mesmas estão associadas ao ar puro e também às boas energias que nos fornece de varias formas.
            Contudo, eu baptizei a minha boneca com um nome, independentemente de ter escolhido um tema-base para a decoração da boneca, sendo quem o nome que intitulei a mesma foi de Acenob, a razão pela qual escolhi este nome é porque é da origem da palavra boneca, apenas está escrita do fim para o inicio.
        Assim, a actividade que apresento é a seguinte:
Actividade
        Proponho realizar a minha actividade com crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos, grupo misto.
        Local: Grande Colégio da Póvoa de Varzim 
        A minha população será dividida em grupos e estes serão constituídos com poucos elementos (no máximo cinco).
A actividade consiste em contar uma história diferente a cada grupo e todas estas histórias se regem sobre um tema intitulado por Meio Ambiente.
As quatro histórias estão intituladas por “A Assembleia da Bicharada”, “Era uma vez”. “A garoupa dos Bijagós” e “Pauzinhos ao Sol”. Retirado do livro “100 Histórias para contar e sonhar”, escrito pelo autor Júlio Isidro.
 Utilizando bonecos em branco (modelos dos Paper Toys), que irão ser as personagens intervenientes da história supra citada.
Concluída a leitura das histórias irei explicar que cada grupo terá que construir a personagem que lhe cativou mais com o auxílio dos bonecos em branco (modelos de Paper Toys). A cada criança de cada grupo será dado um boneco em branco, para ornamentar livremente a personagem que escolher das histórias que ouviram anteriormente.
Assim, as personagens que estiverem na sua história vão estar na origem do modo de ornamentar os bonecos.
        Para a decoração do boneco podem recorrer a várias técnicas: pintura com lápis de cor e/ou marcadores, guaches, recortes de revistas e/ou jornais, bolinhas de papel crepe, ou outras. Esta decoração pode ser feita ao gosto de cada criança.
        Cada grupo construirá 5 bonecos, que poderá decorar livremente.
        Assim, os passos da actividade contemplam-se em:
        Primeiro Passo – Dividir os adolescentes em quatro grupos com cinco elementos;
        Segundo Passo – Fazer um pequeno sorteio, para que juntamente com as crianças se possa chegar a uma decisão justa, relativamente à parte da divisão dos grupos  e a divisão das historias por cada grupo (opta-se por fazer este sorteio para que assim não haja conflitos nem discussões).
        Terceiro Passo - Cada grupo irá estipular a personagem que lhe cativou e que chamou mais atenção da história que ouviu anteriormente. Caso haja desavença, faz-se a decisão por sorteio.
        Quarto Passo – Cada grupo terá de fazer pelo menos cinco Paper Toys perante as personagens intervenientes da história que ouviram e para isso irão ter o auxílio da Animadora Sociocultural.
        Quinto Passo – Finalizados os bonecos, forma-se uma roda, para que assim todos os elementos divulguem as suas ideias e opiniões acerca do boneco que construíram em grupo. Assim podem divulgar e partilhar com os seus colegas a escolha da personagem que caracterizaram no boneco em branco.
        Sexto Passo – Finalizada a construção de todos os bonecos e finalizado o pequeno debate de ideias, cada criança irá construir um boneco em Paper Toys, mas este não rege qualquer tema, estes bonecos serão uma recordação para a minha população, para mais tarde lembram-se das actividades e técnicas novas que aprenderam.
        Em suma, os bonecos que realizaram perante as escolhas das personagens intervenientes das histórias, realizar-se posteriormente uma exposição, transmitindo as outras crianças novas experiências e novas técnicas que aprendem.
       

Materiais para a actividade
        ---» Boneco em branco;
        ---» Lápis de Cor;
        ---» Marcadores;
        ---» Revistas usadas;
        ---» Jornais usados;
        ---» Guaches;
        ---» Pincéis:
        ---» Paletas;
        ---» Cola;
        ---» Tesoura.

Finalidades do Projecto
ü  Consciencialização do hábito da leitura no seu quotidiano;
ü  Promover o gosto pela criação.
Objectivos do Projecto
ü  Incentivar o respeito pelo outro;
ü  Incentivar o trabalho em grupo, a partilha e troca de ideias;
ü  Incentivar a realização de trabalhos manuais;
ü  Desenvolver a capacidade de concentração/atenção;
ü Incutir o gosto pela Expressão Plástica.

Penso que com esta actividade se torna possível desenvolver os objectivos estipulados anteriormente. Com esta actividade que propôs posso analisar a satisfação da minha população, pela riqueza do produto que conceberam, ou seja, é pela decoração que conseguimos ver a satisfação quer do grupo, quer das crianças, também conseguimos chegar a este consenso pela adesão do grupo.
Para o Animador Sociocultural conseguir ver as opiniões e a satisfação do grupo pode optar por formar uma roda e assim reunir todos os grupos num só, para lhes fazer perguntas acerca do que gostaram e do que não gostaram e também darem ideias do que acham que tínhamos que corrigir para ser mais interessantes e apelativas, fazendo com que aperfeiçoemos às actividades em si.
Esta semana foi dedicada para às apresentações em contexto de sala de aula.
Reflexão Critica
Com a execução deste módulo enriqueci os meus conhecimentos, utilizando uma nova técnica de expressão plástica, nomeadamente a técnica do Paper Toys que poderá ser útil no futuro profissional e não só.
Estes módulos que são relacionados com trabalhos manuais cativam-me muito, no modo em que eu admiro fazer todo tipo de trabalhos manuais, sendo que com a execução destes mesmo posso desfrutar e usufruir dos meus méritos que tenho escondidos, mas com a prática e com a execução destes trabalhos vou descobrindo sempre uma coisa nova aptidão minha.
A única coisa que não se deve fazer é deixar a nossa imaginação e criatividade parar, nem muito menos cruzar os braços ou quando parece-nos uma dificuldade desistirmos, porque pela nossa vida fora iremos ter muitos desafios e dificuldades para os conquistar e contornar.
Pretendo como futura Animadora Sociocultural, educar e mudar as mentalidades e alcançar novos horizontes com a minha população, enquanto pessoas e cidadãos activos e informados.
Sendo que, a expressão plástica é uma estratégia, que uma futura Animador Sociocultural, deve escolher para realizar trabalhos com a sua população, com o intuito de diminuir as tensões e as inibições do grupo em si, para facilitar a comunicação, bem como estimular a actividade e melhorar o espírito de equipa. Pretendendo promover o equilíbrio emocional, desenvolver e promover iniciativas orientadas pelas pessoas e para as pessoas, tentando que estas participem colectivamente na procura de trocas e transformações ocorrentes no projecto em si.
Além disso foi uma experiência bastante gratificante e enriquecedora para mim, porque aprendi uma nova técnica para criar um boneco mais apelativo e chamativo para as crianças, fazendo com que o seu interesse pelos trabalhos manuais relacionados com a expressão plástica e entre outras técnicas, sejam mais marcantes na vida da minha população.
        Em suma, com a realização destas actividades, pretendo promover a iniciativa, a organização, a reflexão crítica, a participação e a acção autónoma de grupos. 
Concluindo o módulo, o balanço que faço perante mesmo é que foi muito positivo e benéfico para mim, a minha nota rondará por volta dos 13 valores.

Agora deixo aqui algumas imagens para poderem ver o produto final que resultou do meu empenho e interesse, sendo que as fotos tem uma pequena legenda.



Primeira possibilidade do posicionamento da cara da Boneca.


Base para sobrepor a segunda e última possibilidade do posicionamento
 da cara da Boneca.




 Segunda e última possibilidade do posicionamento
 da cara da Boneca.





Método para à identificação da autora da criação da Boneca Acenob.

sábado, 12 de março de 2011

Oficinas de Expressão Plástica I –
Módulo 17 - 5ª Semana (07/02/2011 – 11/03/2011)
       Esta semana foi dedicada à pintura dos elementos constituintes da boneca.
A ideia que me surgiu para ornamentar cada peça da boneca foi a seguinte: pintar todas as peças em preto, visto que o preto será sobreposto por flores de várias cores e tamanhos.       
Estas mesmas são em pano, mas para que ficassem mais resistentes optei por colocar entretela. Para fazê-las tive que decorrer a um instrumento que utilizamos no nosso quotidiano, um instrumento tão famoso e útil como o ferro de engomar. Para conseguir obter o resultado que previa tive que passar o ferro sobre o pano e a entretela para conseguir colar as mesmas e para que estas ficassem mais resistentes. Finalizado este passo, cortei cada uma das flores.
       Contudo, nesta semana, também estive a pensar nas possíveis hipóteses que tinha para ornamentar os elementos da boneca com as flores que mencionei. Com o auxílio do molde da cara da boneca, pesquisado anteriormente, comecei a fazer pequenos esboços e experiências para chegar ao resultado final da mesma.  Este molde é como um auxílio para eu me guiar para a construção da cara da boneca.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Oficinas de Expressão Plástica I –
Módulo 17 - 4ª Semana (28/02/2011 – 04/03/2011)  
         Mais uma semana que passou e mais uma etapa que o projecto ultrapassou.
       Nomeadamente, foram finalizados todos os elementos constituintes na minha boneca e comecei a decalcar os mesmos com o auxílio dos moldes que executei anteriormente em papel cenário, sendo que cada elemento da boneca foi construído em separado.
       Cada um dos elementos foi desenhado em cartão grosso e recortado com o auxílio de um x-acto. Para a junção dos elementos, utilizei cola quente, e concluída a construção e a colagem de cada elemento, sendo que estes mesmos foram construídos e colados em separado. Para finalizar esta etapa, passei fita-cola isoladora nos limites de cada elemento da minha boneca.
       Para a construção dos braços da boneca resolvi usar cartolina, mas esta experiência não foi muito positiva nem a mais correcta, sendo que assim tive que optar por construir os mesmos em cartão grosso.     
Com esta experiência, cheguei à conclusão e aprendi que a cartolina não tem resistência suficiente para criar uma figura geométrica ampla. Mas é com as experiências e com os erros que vão acontecendo ao desenvolver do trabalho que aprendemos qual é o material e os métodos que devemos adaptar para conseguirmos chegar a um resultado final positivo.
       Contudo, a cartolina pode não servir para a elaboração dos braços, mas serve para a criação “dos cornos” da boneca. Para a finalização dos mesmos, passei fita-cola isoladora em torno das extremidades, sendo que o corpo e as pernas da boneca foram construídas em cartão grosso como os respectivos elementos da boneca, seguindo os passos já supra citados.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Oficinas de Expressão Plástica I –
Módulo 17 -3ª Semana (21/02/2011 – 25/02/2011)


         Esta semana foi dedicada à construção do suporte da minha boneca, que será a parte que vai estar em contacto com o chão. Nomeadamente, o suporte da mesma é as pernas, sendo que irá ser num tamanho maior, para conseguir suportar o resto dos elementos constituintes da boneca.
       Contudo, nesta mesma semana, executei em tamanho maior a parte do corpo, dos braços, e “os cornos”, sendo que estes foram um pouco complicados de fazer. Tive que fazer vários esboços até conseguir chegar ao correcto e para a sua realização tive que decorrer à técnica de geometria, ou seja, usar régua e esquadro.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Oficianas de Expressão Plástica I –
Módulo 17 – 2ª Semana (14/02/2011 – 18/02/2011)
     Concluído o boneco que mencionei anteriormente, reflecti e cheguei à decisão que não era bem o boneco que gostaria de construir.   Deste modo, forneceram-me outro boneco, desta vez uma boneca, pela qual o meu interesse recaiu mais.
       Sendo assim, imprimi a planificação da boneca e ampliei para que conseguissem perceber a construção da mesma.
       A boneca ficou então com este aspecto:

      Finalizada a etapa da construção da minha boneca, comecei por pesquisar a cara para a mesma, sendo que o site que consultei e de onde retirei a imagem foi o seguinte: 



sábado, 12 de fevereiro de 2011

Oficinas de Expressão Plástica I –
Módulo 17 - 1ª Semana (07/02/2011 – 11/02/2011)
       
         Um novo módulo começa e uma nova proposta de projecto tenho em mão para ser elaborado.
        Este projecto desenvolve-se no âmbito da disciplina de Área de Expressões, abordando o tema – “Oficinas de Expressão Plástica I”. Tal como o nome indica, a nossa tarefa para este módulo é a execução de um Paper Toys, que consiste na criação de um boneco feito todo ele em papel.
       Explicada a proposta para este módulo, comecei por procurar sites, para que assim as ideias fossem aparecendo.
        Assim, comecei a fazer pesquisas para que assim me ajudassem na construção do meu Paper Toys e os sites que consultei foram os seguintes:
       Depois de todos estes sites consultados, a minha decisão recaiu para este seguinte boneco:

      



      Para conseguir entender melhor a técnica, comecei por arranjar a planificação do boneco que seleccionei e ampliei para experimentar, sendo que este teve este resultado: