sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Comunicação Visual III – Módulo 14 - 2ª Semana (22/11/2010 – 27/11/2010)


Assim, pensamos fazer uma entrevista a uma pessoa Idosa que conheça a história e tradição do Natal Poveiro de Antigamente. Onde deste vídeo irão constatar imagens alusivas ao Natal Poveiro de Antigamente e músicas Poveiras relacionadas com o Natal Poveiro.
Todavia, fomos ter com a Idosa, chamada Dona Teresa, para que assim compreendesse o que pretendíamos fazer no vídeo.
Assim, começamos a fazer perguntas como passavam o Natal? Como era os presentes? Quais os jogos tradicionais do Natal? E entre outras.
Pensamos ter este primeiro contacto com a idosa, para que assim a mesma conseguisse reflectir e se lembrar do Natal de Antigamente.
Enquanto, um de nós estáva a fazer perguntas,outra escrevía por tópicos em relação aquilo que estava a ouvir.

domingo, 21 de novembro de 2010

Comunicação Visual III – Módulo 14 - 1ª Semana (15/11/2010 – 19/11/2010)

Nesta semana, começamos a falar um acerca do módulo em que estamos inseridos, que este mesmo esta intitulado por “Módulo 14 – Comunicação Visual III”. Na qual, deste mesmo tínhamos que escolher um tema e fazer um vídeo. E, este consistia em colocar os seguintes aspectos no vídeo: imagens, música de fundo, efeitos especiais, narração e ente outros.
Todavia, o trabalho que nós foi proposto para este módulo, foi formar pequenos grupos compostos por dois a três elementos, onde o vídeo só poderá ter acerca de três a cinco minutos.
Assim, formamos um pequeno debate em grupo para chegarmos a um acordo sobre o pretendíamos fazer, concluído e chegado a um consenso o que pretendíamos fazer e o tema escolhido.

Começamos a dar asas a imaginação e a reflectir sobre o tema. Assim a nossa decisão contemplou-se em  tratar o Natal, porque é a próxima festa que temos a porta e também esta já não é celebrada da mesma forma com era antigamente.
Nesta semana ainda não conseguimos publicar, mas mais breve possíveis irá ser publicado.
Contudo, todas as semanas irão ser mencionadas novas ideias e respectivas soluções para os problemas que irão surgindo.

sábado, 6 de novembro de 2010

Há sempre roupa para um corpo

Comunicação Visual II - Módulo 14 - 3ª Semana
Esta semana foi disposta para a finalização dos trabalhos e para a exposição dos mesmos em contexto sala de aula.
Assim, o nome que intitulei no meu projecto foi “Há sempre roupa para um corpo”. A razão porque escolhi este tema é porque na minha história a personagem principal que é a Carochinha, queria alguém para casar e construir uma família.
Contudo, para este projecto delineei os seguintes aspectos:
·        Destinatários;
Os meus destinatários serão crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 7 anos, mistos.
·         Local;
Este projecto será implantado, no Grande Colégio da Póvoa de Varzim, propriamente dito na Sala dos Saídos da Casca.
·        Conto;
O meu projecto baseia-se no conto infantil intitulado “A Carochinha”.
·        Objectivos;
Para que o meu projecto ficasse mais coerente e conciso delineei objectivo geral para todo o projecto que consistiu em criacção de um conto radiofónico com a ajuda do Programa de Tratamento de Som Especializado. Delineei objectivos gerais para a minha actividade que foram:
- Desenvolver a capacidade de memorização;
- Desenvolver a capacidade auditiva;
- Desenvolver a capacidade de concentração de textos:
- Promover o diálogo, a colaboração e a entreajuda;
- Desenvolver a capacidade de concentração,imaginação e criatividade;
- Desenvolver a autonomia.
·        Actividade.
A minha actividade consistia em que os meus destinatários ouçam o conto radiofónico. E assim, criem um pequeno livro com episódios e excertos das mesmas perante o que ouviram.
Assim, iria construir quatro grupos com cinco elementos. De seguida, iria explicar aos grupos em que consistia a actividade. Esta mesma iria ser desenvolvida da seguinte forma cada grupos pintará as imagens correspondestes aos episódios da história, finalizada a pintura das mesmas, iria ser distribuído a cada grupo os excertos da história todos misturados, com a finalidade dos mesmos construírem a historia perante o que ouviram.
Concluída esta etapa, cada grupo iria ler as histórias que construíram em grupo. Assim, finalizo a minha actividade.
No entanto, a reflexão crítica que faço perante a conclusão do meu projecto é que consegui obter de uma forma positiva os objectivos que delineei, como já foram mencionados.
Contudo, o meu projecto decorreu da forma melhor possivel, pois ao longo de todo o trabalho apercebi-me de alguns erros que estava a cometer. Mas, com o meu esforço e empenho consegui ultrapassar todas as dificuldades e arranjar soluções para os mesmos.
Irei mencionar uns dos entraves que aconteceu na realização deste mesmo que foi ficar um pouco indecisa se colocava música ou não. Mas resolvi não utilizar música de fundo, porque existia várias intervenções com as vozes dos animais, caso colocasse a música iria ficar muito confusa a história.
Assim, várias pessoas disponibilizaram - se a sua  ajuda, bem como a fornecer boas ideias para o projecto em si.
Este projecto poderá ser útil mais tarde na nossa vida profissional, porque assim conseguimos criar uma coreografia para final do ano lectivos, fazer montagens de imagens e sons e entre outros.
 Este projecto é avaliado de uma forma positiva, em relação à resolução da actividade, ou seja, é uma actividade simples, muito fáci.
Contudo, acho que o meu empenho, esforço e dedicação e interesse foi gratificante, assim avalio o meu trabalho com doze.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Comunicação Visual II - Módulo 14 - 2ª Semana
Assim, comecei por procurar imagens e sons que adequassem ao meu conto. Concluída a recolha dos mesmos, comecei a fazer gravações da minha história.
 Para que a minha história ficasse mais chamativa e interessante, decidi pedir a ajuda a uma colega que colabora-se para a gravação da minha história para que assim desse a entender as várias personagens existentes na mesma.
Mas, quando gravava o meu conto reparei que iria precisar uma voz grossa, visto que na minha turma só tens raparigas tive que pedir ajuda a um amigo fora da escola, para que pudesse obter as falas da voz grossa.
Mas antes de ter a ideia de pedir ajuda a um amigo pensei em colocar sons de animais mesmo, tais como, cão a ladrar, galo a cantar e entre outras.
Para a próxima semana irei mencionar as possíveis utilidades que o Programa de Tratamento de Som Especializado terá mais tarde para a minha vida profissional. E também irei mencionar os objectivos e a actividade que delineei para este projecto.